Nascedouro

A Associação Brasileira de Crédito Digital nasceu em 2016 como resultado de uma iniciativa coordenada pelas fintechs, que atuavam no segmento de crédito pessoal, mediante os desafios do setor.

Naquela época entendemos que o mercado financeiro no Brasil de forma ampla, e mais especificamente o mercado de crédito, precisava de mais competição, mais inovação e menos complexidade, de forma que nossa sociedade se beneficiasse de melhores produtos e serviços.

Nos anos 90 o Brasil conseguiu resolver, depois de décadas, o problema da hiperinflação que assombrava famílias e empresas e mantinha milhões de Brasileiros vivendo na linha da pobreza.

A estabilidade econômica proporcionou que o Brasil mudasse radicalmente nos últimos 20 anos e que milhões de brasileiros pudessem ser inseridos na economia formal, com acesso a consumo de bens e serviços, inclusive serviços financeiros.

Porém, apesar de todas as melhoras, ainda convivemos com um problema muito sério que é a taxa de juros. Após mais de vinte anos de estabilidade econômica, nossa sociedade ainda paga a segunda maior taxa de juros real do mundo! (dados do Banco Mundial)

Nossos membros acreditam que isso pode mudar e trabalham individualmente como empreendedores, empresários, executivos, profissionais e cidadãos brasileiros no dia-a-dia para que isso ocorra.

Entretanto, há uma série de desafios que são comuns a todo o ecossistema e que precisam ser debatidos em conjunto com os órgãos reguladores, com o governo em suas diferentes esferas e com a sociedade.

Entendendo que estes desafios precisam ser endereçados, as fintechs de crédito se organizaram para serem representadas por uma só entidade, a ABCD.

NOSSO PROPÓSITO

Impactar positivamente a economia e sociedade brasileira por intermédio do desenvolvimento sustentável do setor de crédito, utilizando o poder de novas tecnologias e permitindo produtos mais adequados à realidade dos consumidores, incluindo ofertas melhores e variadas de serviços e preços.

Nossos membros atuam das mais diversas formas dentro do ecossistema de crédito no Brasil, sempre com o intuito de oferecer melhores produtos e serviços para nossa sociedade como um todo.

Os produtos e serviços oferecidos pelos nossos membros são, de maneira geral:

  • Cartão de Crédito
  • Crédito Pessoal
  • Crédito com garantia (Imóvel, veículo e outros bens)
  • Crédito Estudantil
  • Crédito Consignado Público e Privado
  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
  • Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas
  • Antecipação de recebíveis / Desconto de duplicatas
  • Emissão de dívidas

NOSSA MISSÃO

Fomentar e desenvolver por meio de tecnologia e inovação, o sistema operacional, jurídico e financeiro do Mercado de Crédito, fortalecendo a representação do setor, visando o benefício da sociedade e o desenvolvimento econômico e social do País.

NOSSA VISÃO

Um ambiente de crédito mais inclusivo e eficiente no Brasil.

NOSSOS VALORES

ÉTICA

Como princípio de todas as nossas ações

INOVAÇÃO

Desafiar o status-quo a fim de gerar, de fato, inovação à nossa sociedade

EFICIÊNCIA

Prover eficiência ao mercado de crédito com foco em entrega de serviços e produtos de qualidade

CONEXÃO

Conectar, de forma coordenada, o ecossistema que permeia todas as etapas do ciclo de crédito